Grade Básica do Curso de Design de Games
- Modelagem 3D
- Animação
- Técnicas de Programação
- Gerência de Projetos
- Direção de Arte
- Desenho Geométrico
- Desenho Descritivo
- Matemática Básica
- Fundamentos da Comunicação Visual
- Inteligência Artificia
O Mercado de Design de Games no Brasil
Embora seja uma das maiores indústrias do mundo, principalmente nos grandes centros: Japão, Estados Unidos e Europa, o mercado de design de games no Brasil ainda é pequeno e tem um grande potencial. Estão faltando profissionais de design de games especializados para o mercado Brasileiro de Jogos decolar. Como o curso de Design de Games é novo, grande parte dos profissionais que atuam hoje no mercado de desenvolvimento de games Brasileiro, é profissional de informática, principalmente vindos do curso de Ciência da Computação, estes profissionais, em geral programadores, acabam cuidando também da criação do roteiro e da arte, por isso muita gente inclusive devido a este fato acaba confundindo o programador com o design de jogos. Embora muitas vezes (principalmente em pequenos estúdios e empresas) estes dois papeis acabem sendo desempenhados pela mesma pessoa, nem sempre quem projeta o jogo é quem programa e nem sempre quem programa é quem o projetou. Uma boa comparação para o profissional de design de games é compará-lo a um arquiteto: o seu papel principal é projetar o jogo e acompanhar o seu progresso. Assim como o arquiteto pode eventualmente visita a sua obra, o design de games deve acompanhar de perto a sua equipe, para garantir a qualidade e que não se desviem da idéia original.Para pequenos projetos, ter um profissional que realize todas as tarefas pode até funcionar, mas para poder criar jogos com a qualidade e complexidade que o mercado de hoje exige é preciso se especializar, é preciso ter um conhecimento especializado nas áreas de design de games. É justamente esse profissional que está em falta no mercado Brasileiro: os especialistas em Design de Games.
Especializações da Carreira de Design de Games
Dentro da carreira de design de games, o profissional pode optar pelas seguintes áreas de atuação:- Roteirista: O roteirista é o profissional de design de games responsável por imaginar e escrever a história do jogo. Para que um jogo seja um sucesso, antes de mais nada é preciso uma boa idéia, é preciso uma boa história, a história deve ser interessante, atrativa e coerente. Este é o profissional mais raro de se encontrar no mercado Brasileiro de Design de Games.
- Desenhista Conceitual / Artista Gráfico: O desenhista conceitual, é o profissional que vai dar vida as idéias do roteirista, trabalhando diretamente com ele. Cabe ao desenhista conceitual criar mapas, planetas, personagens, inimigos, armas, itens e roupas para poder dar vida a história. Muitas vezes esse profissional vem do curso de desenho industrial ou então de artes plásticas.
- Profissional de Animação e Modelagem 3D: Hoje em dia, como a grande maioria dos jogos se passa em um ambiente tridimensional, o modelador 3D é fundamental no desenvolvimento de jogos. É este profissional que vai produzir e aperfeiçoar os modelos criados pelo desenhista conceitual criando-os para o mundo 3D. Deve ter uma boa noção artística e matemática para poder criar a noção de espaço, profundidade, luz e sombra nos cenários, também é interessante conhecer um pouco de programação.
- Programador de Games: É o profissional que vai atuar na ultima etapa da produção de um jogo: o desenvolvimento. É o programador que vai unir o trabalho de todos os profissionais de arte acima tornando o jogo uma realidade. Ao contrário dos outros profissionais de design de games, deve ter um perfil mais técnico do que artístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário